Modelo de mensagem do WhatsApp


Os modelos de mensagem são usados ​​para enviar mensagens para assinantes que estão fora do período de mensagens de 24 horas ou para importar contatos manualmente.

Um modelo de mensagem é uma mensagem pré-aprovada para o WhatsApp, garantindo o cumprimento de suas políticas. Por exemplo, o WhatsApp requer aprovação de modelo. Esses modelos abrangem confirmações de pedidos, atualizações de envio, transmissões de marketing e muito mais.


Os modelos de mensagem permitem mensagens personalizadas, como confirmações de pedidos com detalhes específicos do usuário. Eles são vitais para mensagens consistentes e compatíveis. Usar modelos de mensagem aumenta a eficácia do chatbot ao entregar mensagens oportunas e desbloqueadas aos usuários.

Criar um novo modelo envolve várias etapas para fins de documentação. Siga estas etapas para criar um novo modelo:

  1. Nome do modelo
  2. Comece clicando no botão `Criar` para iniciar o processo de criação do modelo. Na primeira etapa, forneça um nome para o seu modelo no campo `Nome do modelo`.

  3. Locale
  4. Escolha o idioma do seu modelo na seção `Locale`.

  5. Categoria de modelo
  6. Selecione a categoria de template dentre as opções disponíveis. Há três categorias para escolher: `Utility`, `Marketing` e `Auth/OTP`.

  7. Tipo de Cabeçalho
  8. Especifique o tipo de cabeçalho que você quer para seu modelo. Você pode escolher entre quatro categorias: `Texto`, `Imagem`, `Vídeo` e `Documentação`.

  9. Corpo da mensagem (1024)
  10. Componha sua mensagem na seção `Message Body`. Observe que há um limite de 1024 palavras para este campo.

  11. Texto do rodapé
  12. Se desejar incluir um rodapé, adicione-o no campo `Footer Text`.

  13. Botão
  14. Optionally, you can add a button for your template. There are two types to choose from: `Call To Action` and `Quick Reply`. For these buttons, a reply will be needed when using them for practical purpose.

    Once you have completed all the necessary fields, click the `Save` button to save your changes.

Após salvar, seu modelo recém-criado será listado na seção Modelo, mas seu status será inicialmente marcado como `Enviado`. Esteja ciente de que a aprovação do modelo pode levar algum tempo. Depois que o modelo for revisado e aprovado, seu status será atualizado para `Aprovado`. Basta verificar o status novamente para ver se foram aprovados ou não.

Para verificar o status do seu modelo, você pode usar o botão `Verificar status` fornecido.

Há também um botão `Criar Padrão`. Ao clicar neste botão, 4 modelos padrão para Status do Pedido, verificação de pedido COD, recuperação de carrinho abandonado e recuperação de carrinho abandonado com modelos de cupom podem ser criados. Antes de usá-los, eles devem ser aprovados também pelo WhatsApp.

Você tem a opção de utilizar variáveis ​​de modelo da seção `Variável de modelo`. Além disso, se precisar criar uma nova variável, você pode fazê-lo clicando no botão `Criar` dentro da seção `Variável de modelo`.